Gestão de projetos
Gestão de Projetos é uma das áreas que mais se desenvolveu nos últimos anos. Hoje a carreira de gerente de projetos é uma realidade em muitas empresas, sendo perfil indispensável em qualquer projeto. A gestão de projetos se tornou uma área multidisciplinar, pois utiliza conceitos de áreas como: administração de negócios, engenharia, produção, saúde, etc. O gerente de projetos é antes de mais nada um gerente e como tal precisa trabalhar com pessoas e processos, também precisa entender o que é um projeto, suas fases, dificuldades, soluções e características e daí integrar todos estes conhecimentos para atender às demandas de Custos, Tempo e Escopo do projeto.
Gerência de projetos ou gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. O conhecimento e as práticas da gerência de projetos são mais bem descritos em termos de seus processos componentes.
Esses processos podem ser classificados em cinco grupos de processo (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento) e nove áreas de conhecimento (gerência de integração de projetos, gerência de escopo de projetos, gerência de tempo de projetos, gerência de custo de projetos, gerência de qualidade de projetos, gerência de recursos humanos de projetos, gerência de comunicações de projetos, gerência de riscos de projetos e gerência de aquisições de projetos).
Reduzida à sua forma mais simples, a gerência de projetos é a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto. Um ponto-de-vista alternativo diz que gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc).
A gerência de projetos é freqüentemente a