Gestão de pessoas
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a modelagem do trabalho nas organizações, ou seja, no aperfeiçoamento das tarefas que cada pessoas exercem no seu ambiente profissional. A modelagem de trabalho na verdade é a melhor adaptação do cargo, para que seu ocupante possa satisfazer seus objetivos pessoais em conjunto com os objetivos organizacionais.
Para o melhor entendimento da necessidade de modelar os cargos e entender as diferenças entre cada função, foi realizada uma colheita de dados de cinco cargos que formam empresa, prestadora de serviços, que atua no ramo da saúde com sede em Santa Maria Rio Grande do Sul.
1. Objetivo Geral
Entender a importância que existe em investir com qualidade em uma política de modelagem de trabalho.
2. Objetivos específicos
a) Fazer revisão bibliográfica relacionado ao tema modelagem do cargo;
b) Caracterizar a estrutura e o perfil do trabalhador da empresa;
c) Levantar os modelos de cargos conforme as técnicas da observação, entrevista e questionário.
3. Justificativa
Quando se deseja entender qual é a função que determinada pessoa ocupa em uma organização, logo se pergunta qual é o cargo que ela exerce dentro desta organização. E a modelagem de cargos trabalha para responder essa pergunta da melhor forma possível.
“Cada cargo exige certas competências do seu ocupante para que seja bem desempenhado”. (CHIAVENATO, 2001), e a modelagem de cargos busca destacarem e aperfeiçoar essas competências nos indivíduos, como forma de adaptá-los as necessidades da organização.
2. REVISÃO DE LITERATURA
Segundo Chiavenato (2004), o desenvolvimento de uma pessoa dentro de uma organização depende basicamente de como seu trabalho foi planejado, modelado e organizado. As tarefas, ou seja, a atividade diária do colaborador de uma empresa esta contida no cargo. A estrutura de cargos é condicionada pelo desenho organizacional em que ela está contida. E estes