Gestão de pessoas
Introdução à Moderna Gestão de Pessoas
gestão de pessoas está ligada às organizações bem estruturadas, com visão de crescimento e desenvolvimento, organizações com tendência e crescimento contínuo e desejo de obter a sobrevivência. O aumento de pessoas é uma consequência desse desenvolvimento que tende a qualificar e ampliar seus conhecimentos a respeito dos assuntos que envolvem a empresa. Focar nas habilidades e agilidades dos colaboradores será indispensável para ganhar na competitividade do negócio ou até mesmo estar à frente do segmento determinado pela empresa.
Para obter melhores estratégias as organizações procuram o setor de recursos humanos para auxiliar no desenvolvimento de pessoas e ganhar ou manter uma vantagem sustida da organização em relação à concorrência que está disputando o mesmo segmento no mercado, essas estratégias que as empresas estão inserindo é com objetivo de que as pessoas possam fazer adequadamente missão da organização.
O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. Além da parte financeira, as pessoas estão interessadas em crescimento pessoal, profissional, competitividade, reconhecimento e posicionamento social.
Nesse sentido, as pessoas dependem das organizações para obterem sucesso tomando certo tempo de suas vidas e esforços necessários para alcançar o sucesso. Assim também ocorre como as organizações que dependem dos colaboradores para o mesmo motivo, alcançar o sucesso, para isto ela dispõe de recursos e estratégias a fim de atingir seu propósito, uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos.
Desta forma, como afirma Chiavenato (2004), o contexto em que se situa a Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e sem pessoas não haveria a gestão de pessoas. Isso porque as 10 organizações são constituídas de pessoas e precisam delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões, as pessoas são o principal motivo de sua existência, são