Gestão de pessoas
Liliana Chiesa Batista Prof .Luis Cesar Bertotto
Centro Universitário Leonardo da Vince – UNIASSELVI
Curso/ Administração (ADG0249) – Filosofia
05/11/2012
RESUMO
Este artigo tem por objetivo, considerar que a gestão de pessoas é uma função que permite a busca de competências em uma empresa através da estratégia dos processos pessoais alcançando objetivos em comum da organização e dos colaboradores. A gestão tradicional que tem como base a hierarquia verticalizada e a linha de comando bem definida, está sendo substituída por um modelo de gestão horizontal, onde a visão do processo é fundamental ao atendimento das necessidades do cliente. Essa visão exige das pessoas maior capacitação e envolvimento com resultados, considerando que aprender a aprender é uma constante nesse modelo, que prioriza a competência para gerir o processo e não unicamente a posição hierárquica desse gestor. Detalhar e explicar cada processo de forma independente fazendo entender como é importante uma empresa motivar bem as pessoas a trabalharem melhor e realiza-las no seu ambiente de trabalho, assim desempenhar bem seu papel dentro da organização.
Palavras-chave: Parceria; Competência; Processos;
1 INTRODUÇÃO
A área de Recursos Humanos está associada à área que administra a força de trabalho. A empresa deve ser responsável por toda a infraestrutura oferecida ao colaborador para que possa desempenhar bem a sua função. Desde a sua contratação, treinamento e monitoramento.
Além da preocupação com resultados financeiros, atendimento a regulamentações, com os fatores políticos e econômicos, as empresas são pressionadas pela concorrência, introdução de novas tecnologias e padrões de qualidade, globalização, expectativas dos clientes, e ainda pelo impacto ambiental e responsabilidade social que têm sido considerados importantes diferenciais