Lalala
CAMPINAS
2012
BISNAGUINHA SEM GLÚTEM E SEM LACTOSE
CAMPINAS
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1 INTRODUÇÃO
A doença celíaca (DC) é uma doença auto-imuni induzida pela ingestão das proteínas que formam o glúten, que no trigo são a gliadina e a glutenina; no centeio a secalina; e na cevada a hordeína; levando à lesão da mucosa do intestino delgado. A DC é uma doença que ocorre em pessoas geneticamente susceptíveis e possui severidade variável, apresentando amplo espectro clínico. O glúten está presente no trigo, centeio, cevada e aveia e deve ser excluído da alimentação pelo resto da vida. O cumprimento da dieta sem glúten não é tão fácil, pois depende de diversos aspectos, como: culturais, psicológicos, níveis intelectuais e acesso a alimentos alternativos, que não são muitos os disponíveis e variáveis no mercado (CASEMIRO, 2006).
Produtos feitos com milho, batatas, arroz, soja, tapioca e araruta, amaranto, quinoa, paiço e trigo sarraceno, podem ser substitutos em produtos alimentares. Os celíacos geralmente esperam diferentes sabores e texturas de alimentos comuns contendo as farinhas substitutas, mas as novas receitas podem ser bem aceitas, uma vez que os ajustes sejam realizados (MAHAN, 2010).
Os pacientes que possuem DC também podem causar uma intolerância transitória à lactose, assim como outras doenças crônicas como doença de Crohn ou infecções com parasitas (ROCHA, 2012). Sendo assim, de acordo com as informações citadas acima, a bisnaguinha sem glúten e sem lactose é uma alternativa como alimento tanto para celíacos como para intolerantes à lactose.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivo Específico
3 MÉTODOS
REFERÊNCIAS
CASEMIRO, Jaciara Machado. Adesão à dieta sem glúten por pacientes celíacos em acompanhamento no Hospital Universitário de Brasília. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: