Gestão de pessoas
Evolução Histórica da Administração de Recursos Humanos:
Fase contábil:
*Antes de 1930,
Preocupação com os custos de funcionários teve a necessidade de criar o registro das entradas e saídas de funcionários. * Havia a seção de pessoas, não havia o Rh.
Fase Legal:
* 1930-1950, Governo de Getúlio Vargas, marcada pela fase de legislação, e grandes transf. Trabalhistas, em seu 1º ano de governo criou o Ministério do Trabalho. * 1937 Estado Novo (37/45), Constituição de 38 (1ª), escrita por Francisco de Campos, proíbe greves e atrela o sindicato ao estado. * 1940 cria-se o Imposto Sindical. * 1943 Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, -carteira profissional, -férias remuneradas (s/ 1/3). * Obs: Precisava-se nessa época de alguém que cuida-se dessas leis, foi criado o chefe de pessoal/seção de pessoal, com intenção apenas de controlar aquilo que está nas leis trabalhistas. * Getúlio criou a constituiçao, mas proibiu os manifestos.·. * 1945 queda do Estado Novo (suicídio de Getúlio), na constituição de 46 (2ª) foi assegurado o direito de greve. Fase Tecnicista:
* 1950-1964, Expansão das indústrias siderúrgica, petrolífera, química e farmacêutica * Implementação da Ind. Automobilística (JK). * Com a vinda desta surge a necessidade de mão de obra especializada. * Nosso sistema de ensino não era preparado para formação especializada. * Somente o chefe d pessoal não dava conta da demanda, surge o Departamento de Relações Humanas – R.I, ou G.R.I Gerencia de Relações Humanas, * Mas as empresas em sua maioria pegavam aquele chefe de pessoal e mudavam o nome do setor para Departamento de Relações Industriais, portanto não houve grandes mudanças nas empresas. * As empresas por sua vez tiveram a necessidade de capacitar os funcionários e começaram a dar cursos, surgem os departamentos de: treinamento, recrutamento, seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho,