Gestão de pessoas
A gestão de pessoas envolve todos os setores da organização, tendo em vista a presença de pessoas no desenvolvimento de todas as atividades da organização. Diante disso, faz-se necessário uma integração da gestão de pessoas com as demais áreas da organização, seja para a definição/estabelecimentos dos cargos, recrutamento, seleção e treinamento dos ocupantes destes cargos.
Nos aspectos comportamentais são analisadas as expectativas, valores, dedicação e competências exigidas ou buscadas nas pessoas pela organização.
Já os aspectos administrativos tratam da contratação, manutenção, remuneração, recrutamento, seleção, fatores esses necessários à sustentação, operacionalização da empresa.
Desenho de cargos: constitui em especificar o conteúdo do cargo, seus métodos de trabalho e suas relações com os demais cargos .
Recrutamento: define o cargo e suas especificações, mostrando as exigências para a ocupação deste. Seleção de pessoas: segundo Limongi-França (2007 apud Arimatés, 2008) “consiste na escolha do(s) candidato(s) mais adequado(s) para a organização, dentre os canditados recrutados por meio de vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados.”
Limongi-França (2007 apudArimatés, 2008) “enfatiza que é preciso não considerar somente as expectativas da empresa quanto ao candidato, mas também as do candidato em relação à empresa e ao cargo.”
Currículo Identificar no currículo: competências profissionais, observando a evolução profissional, bem como os motivos para mudança de emprego; desejo de permanência no emprego e de fazer carreira, analisado pelo intervalo entre os empregos; experiência prática. Chama a atenção para desconfiar das experiências como consultor autônomo; adequação ao grupo, identificado por meio da descrição das habilidades e conhecimentos relatados pelo candidato; vontade de aceitar novos desafios, analisada por meio do confronto entre as responsabilidades descritas com os cargos