Gestão de Pessoas
São Paulo
2014
ESTUDO DE CASO
Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da Embrapa Florestas
São Paulo
2014
INTRODUÇÃO
É importante às organizações pensar em sedimentar suas habilidades e potenciais para abraçar o novo conceito de trabalho, bem como os desafios a ele inerentes. Para tanto, é preciso falar em qualidade de vida no trabalho, ressaltando-se, sempre, a abordagem deste assunto como questão de competitividade organizacional.
O mundo vive hoje um momento de transição que se reflete na busca incessante pelo incremento da competitividade organizacional. Tal desafio, por sua vez, pode ser apontado como um dos responsáveis pela necessidade da qualidade.
Favorecer o desenvolvimento de um perfil humano condizente com os padrões do paradigma imergente consiste em construir os alicerces para uma organização inteligente e inovadora. Respeitar trabalhador como “ser humano” significa contribuir para a construção de um mundo mais humano e para um desenvolvimento sustentável. Investimento em qualidade de vida significa investimento no progresso da sociedade e da economia global. QUESTÕES DO ESTUDO DE CASO
1 - Com base no texto destaque o que é QVT?
É a qualidade de vida no trabalho, onde a empresa cria um elo discretamente voltado ao bem estar do colaborador. Observando os primórdios era qual ele necessita e revigorando uma atenção pessoal ou em equipe onde ele desempenha o seu trabalho. Corrigir as deficiências existentes no local de trabalho com aspectos relacionado à saúde e bem estar, esta qual dos trabalhadores consiste também em conciliar os interesses da organização e dos trabalhadores.
2 - Considerando o texto indique quais fundamentos norteiam qualidade de vida no trabalho.
Os fundamentos que norteiam concebe a qualidade de vida com equilíbrio entre dimensões; física, psíquica, social e espiritual nos ambientes internos e externos da organização que resultará a satisfação