Gestão de Pessoas
CÓDIGO
Elaboração de uma Política de Cargos e Salários
Esse assunto é muito importante para o gestor de remuneração pois cada passo deve ser bem analisado para que haja efeito na funcionalidade do plano.
Conteúdo de um Plano de Cargos e Salários
A elaboração de um PCS inicia-se pela composição dos cargos e funções que irão compor a carreira funcional da empresa e deve conter:
O perfil dos cargos analisados;
A descrição de cada cargo ou função;
As tabelas de cargos, suas classes e respectivos salários;
A forma de progressão de níveis dentro de uma mesma faixa salarial;
A forma de progressão de uma faixa salarial para outra.
Também faz parte de um PCS um conjunto de regras para promoção, transferências para outros cargos e áreas, por tempo de serviço, por desenvolvimento de habilidades e competências e mediante resultados de avaliação de desempenho. Requer também definir a periodicidade de realizar a manutenção das práticas adotadas, critérios de acesso, enquadramentos, reclassificações dos cargos, análise da estrutura, inclusão de novos cargos, bem como quem será responsável pela atualização e divulgação de novas medidas.
Etapas de Elaboração de um Plano de Cargos e Salário (PCS)
1- ANÁLISE PRELIMINAR: é necessário contextualizar a empresa no ambiente corporativo, identificando-se o negócio da organização, as tendências de mercado e os objetivos da implantação de uma política salarial, tudo de acordo com o planejamento estratégico e os objetivos da organização.
A responsabilidade inicial é da área de R.H., que amparada pelo conhecimento de várias alternativas de "Planos de Cargos e Salários", apresentará á direção da empresa para tomada de decisões. Nem sempre nesta fase há um consenso de imediato, e isto dependerá da forma de gestão que reina na empresa, ou seja, se for democrática e participativa, facilitará a discussão e entendimento de cada uma das alternativas apresentadas.
Porém se for uma