Gestão de pessoas
A administração de pessoal encarrega-se das rotinas trabalhistas e de pessoal, tendo sob sua responsabilidade a administração dos eventos burocráticos decorrentes do contrato de trabalho. Sem dúvida, não se pode admitir que não sejam importantes essas funções, já que é imprescindível o controle da vida funcional dos empregados, com vistas à avaliação de desempenho, treinamento, remuneração, controles de frequência, entre outras tarefas específicas.
A gestão estratégica de recursos humanos, por seu lado, cuida da parte referente ao desenvolvimento das pessoas que pertencem à organização. Isto quer dizer que ela não cuida somente da remuneração, da avaliação ou do treinamento das pessoas, mas do seu desenvolvimento como um todo. Encarrega-se, especificamente de promover a integração do trabalhador à organização, por meio da coordenação de interesses entre a empresa e a mão de obra disponível.
Podemos citar as preocupações com a qualidade de vida no trabalho, melhoria do clima, formação de uma cultura organizacional salutar, relacionamento interpessoal, como exemplos de atividades de gestão estratégica de recursos humanos nas organizações.
2 – Explique as etapas do Planejamento Estratégico de Pessoas.
- O objetivo da política de recursos humanos no setor público tem que ser claro, que corresponde geralmente ao alcance do perfil desejado para a força de trabalho e sua atuação motivada e eficiente, em um modelo de gestão que busque o alcance de resultados e o atendimento satisfatório ao cidadão;
- A força de trabalho tem que ser planejada, na qual serão definidos, além do citado perfil, o quantitativo necessário de servidores e a sua alocação;
- depois da força de trabalho vem a política de recursos humanos que deve contemplar:
- O recrutamento, que deve ser eficiente e rigoroso para que as pessoas contratadas possuam o perfil desejado;
-