Gestão de Pessoas
Conceito de Gestão de Pessoas
É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.
O Contexto da Gestão de Pessoas
É formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações.
E estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso.
Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, senão quase impossível, diante da importância e do impacto que o trabalho nelas provoca.
Qual é o papel e a importância das pessoas em uma organização?
As organizações funcionam por meio das pessoas, que delas fazem parte e que decidem e agem em seu nome. Vários termos são utilizados para definir as pessoas que trabalham nas organizações. Elas são chamadas de funcionários, empregados, pessoal, trabalhadores, operários, colaboradores quando as organizações as tratam como tal.
Cada organização tem uma ideologia própria a respeito do papel das pessoas na tarefa organizacional. A denominação dada às pessoas pode refletir qual o papel que a organização confere a elas.
As pessoas como parceiras das Organizações
Nos tempos atuais as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. Fazem parte: Fornecedores, acionistas, investidores, os empregados e clientes e consumidores, também chamados de STAKEHOLDERS.
As pessoas como parceiras das Organizações
Nos tempos atuais as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. Fazem parte: Fornecedores, acionistas, investidores, os empregados e