Gestão de Pessoas
1) O que é empregabilidade? Quais atitudes o profissional deve possuir para ser empregável frente a um mercado cada vez mais competitivo?
Empregabilidade são características que um profissional deve ter para ocupar um lugar em qualquer empresa. Tais características envolvem a capacidade de conhecer bem a área a que se candidata além de poder exercer outras atividades. Dessa forma, se não houver vaga para uma certa função, esse profissional poderá oferecer a sua força de trabalho para outro tipo de negócio.
A empregabilidade resulta na negociação: o trabalhador seja admitido pelo seu conhecimento e não pela sua profissional.
O que determina a escolha da empregabilidade é a realidade vital do mercado de trabalho (trabalhador e agentes do capital) assim como a realidade socioeconômica em que estão inseridos: a globalização dos negócios e das comunicações, a busca da competitividade, a redução de custos, o downsizing (radical diminuição dos níveis hierárquicos, respondendo às pressões externas que demandam rapidez sempre crescente das ações, pois os recordes estão sendo batidos a cada momento), parcerias, conquista da confiança – parceria transparente, trabalho por empreitada, remuneração flutuante, empowerment que em português, significa criar condições para que pessoas que se julgam sem poder de decisão ou de concretização de algo se tornem capazes de se assumir como pessoas que podem fazer coisas desde que adquiram competência para isso. É um requisito necessário para o sucesso de técnicas voltadas ao aumento de competitividade e as novas exigências dos avanços tecnológicos. A empregabilidade também é determinada pelo treinamento e desenvolvimento dos profissionais no seu próprio local de trabalho.
2) Discorra sobre a transição do administrador de recursos humanos para o gestor de pessoas.
Novas habilidades que um gestor precisa ser capaz:
Atender aos usuários internos e externos
Manter-se aberto