Integração em Larga Escala VLSI
O que é VLSI?
VLSI (Very Large Scale Integration) baseia-se em alocar, cada vez mais e mais, dispositivos lógicos em áreas cada vez menores. O que é ótimo , já que circuitos que ocupariam um espaço relativamente grande, agora ocupam um espaço minúsculo não maior que alguns milímetros. E isso abre oportunidade para se fazer coisas que não eram possiveis antes.
Onde são encontrados os circuitos de VSLI?
Circuitos VLSI são encontrados em praticamente todos os lugares. Computadores, carros, máquinas fotográficas digitais, celulares, etc.
VLSI já está entre nós há um bom tempo, não tem nada de novo nisso. Mas como um efeito colateral de avanços no mundo dos computadores, houveram drásticas explosões de ferramentas que podem ser usadas pra criar circuitos VSLI.
A lei de Moore.
Em 1965, Gordon Moore percebeu que o número de transistores em um chip dobravam a cada 24 meses mais ou menos. E que a tecnologia em semi-condutores dobrava sua eficácia a cada 18 meses.
** Praticamente todas as indústrias de VLSI que prevalecem até os dias de hoje,se baseiam em sua lei. ** Obedecendo a lei de Moore, a capacidade de um CI (Circuito Integrado) aumentou exponencialmente, em termos de poder de computação, utilização de área disponível, entre outros com o passar dos anos.
Os avanços nos CI’s
Os efeitos combinados dos avanços citados na lei de Moore, possibilitaram integrar diversas funcionalidades nos CI’s abrindo novos horizontes.
>Embedded Systems
Um bom exemplo deste avnaço são os sistemas embarcados. Onde dispositivos inteligentes são colocados dentro de objetos do dia-a-dia. Chegando ao ponde onde até mesmo um tênis