Trabalho VLSI
Integração de muito larga escala (VLSI), é o processo de criação de circuitos integrados através da combinação de milhares de transistores em um único chip. VLSI começou na década de 1970, quando complexas semicondutores e comunicação tecnologias foram sendo desenvolvidas. O microprocessador é um dispositivo VLSI. Os primeiros chips semicondutores realizou dois transistores cada. Avanços subsequentes adicionados mais transistores, e, como consequência, mais funções ou sistemas individuais foram integrados ao longo do tempo. Os primeiros circuitos integrados realizada apenas alguns dispositivos, talvez até dez diodos , transistores , resistores e capacitores , o que torna possível fabricar uma ou mais portas lógicas em um único dispositivo. Agora conhecido como retrospectivamente integração em pequena escala (SSI), as melhorias na técnica levou a dispositivos com centenas de portas lógicas, conhecidas como integração de média escala (MSI). Outras melhorias levaram a integração em larga escala (LSI), ou seja, sistemas com pelo menos mil portas lógicas. A tecnologia atual mudou muito além desta marca e de hoje microprocessadores têm muitos milhões de portas e bilhões de transistores individuais.
Ao mesmo tempo, houve um esforço para nomear e calibrar vários níveis de integração em larga escala acima VLSI. Termos como integração ultra-larga escala foram utilizados (ULSI). Mas o grande número de portas e transistores disponíveis em dispositivos comuns prestou tais distinções sutis discutível. Termos que sugerem maior do que os níveis VLSI de integração não estão mais em uso generalizado.
A partir do início de 2008, os processadores de um bilhão de transistores estão disponíveis comercialmente. Isto tornou-se mais comuns como fabricação de semicondutores avançados da geração então atual de 65nm(nanômetros) processos. Projetos atuais, ao contrário dos primeiros dispositivos, o uso extensivo de automação de projeto e automatizado síntese lógica para