Gestão de pessoas
Organizações – um agrupamento social que é estabelecido de maneira deliberada para alcançar, de maneira viável, um objetivo específico, que lhe ofereça alguma vantagem frente aos competidores. • Estratégia (decisão, escolha) • Anos 80 ( multiplicidade de produtos muito grande • Diferença ( é necessário SEMPRE fazer a diferença. • Conhecer a história da empresa • Competição ≠ competitividade (capacidade de competir)
Em sua forma de instituição algumas motivações básicas podem ser explicitadas:
(Desejo pessoal (você quer realizar algo que gosta) = interesse específico do(s) fundador(es) em criar um negócio segundo suas inclinações particulares, desejos, “sonhos” ou competências. ( Lucro(Investimento) = interesse em conquistar riqueza econômico-financeiro através da realização de determinadas atividades;
( Sobrevivência = interesse em desenvolver alguma atividade de cunho econômico-financeiro que permita garantir aos interessados condições mínimas de subsistência.
Decisões iniciais:
Objetivo Organizacional é uma situação desejada que a empresa tenta atingir, em determinado período de tempo. Eles têm um propósito macro-orientador, isto é, determinam a direção geral de seus esforços para determinados pontos. Objetivos Genéricos (um de cada vez):
(Market Share ( mais mercado, a participação de mercado)= orienta os esforços (processos operacionais e socioemocionais) para a ampliação da carteira de clientes. Envolve decisões referentes a custos, preços, distribuição, força de vendas, treinamento e orçamento, entre outras. (Crescimento = orienta os esforços para o crescimento físico da empresa: filiais, novos escritórios e pontos de venda e distribuição próprios. O crescimento tem a expectativa de poder, futuramente, aumentar o market share. Envolve decisões referentes a investimentos em ativos, logística, práticas de gestão de pessoas, aquisições, entre outras.
( Lucratividade(≠Lucro. Quando se