Gestão de Pessoas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Daniele Gregório Curcio
PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
PALHOÇA 2014
FATENP – FACULDADE DE TECNOLOGIA NOVA PALHOÇA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Daniele Gregório Curcio
Trabalho sobre Processos de Gestão de Pessoas apresentado ao Curso de Administração da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça como requisito parcial à obtenção de nota na disciplina de Administração de Recursos Humanos I.
PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
PALHOÇA 2014
1. Agregando Pessoas
O processo de Agregar Pessoas tem como propósito selecionar pessoas com perfil adequado para cada cargo de forma que a empresa agregue um capital humano qualificado e capacitado para o cargo e o candidato possa desempenhar todo seu conhecimento. Entretanto não são apenas as empresas que selecionam pessoas, as pessoas também selecionam empresas em que pretendem trabalhar.
Para selecionar pessoas as organizações utilizam de processos com abordagem tradicional e ultrapassado onde o enfoque é operacional e há um monopólio em todo o processo de agregar pessoas e abordagem moderna onde o enfoque é estratégico e o processo de agregar pessoas é um meio de servir as necessidades organizacionais.
Para acontecer a provisão de pessoas é necessário passar por duas etapas muito importantes, ou seja, os processos dos quais a organização agrega as pessoas ao seu convívio, onde é realizado a seleção de pessoas através do recrutamento e seleção de pessoas.
O Recrutamento tem o papel de divulgar no mercado a oferta de oportunidade de emprego e é também um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos qualificados e competente para ocuparem cargos dentro da organização.
Seleção de Pessoas é a escolha dos candidatos mais adequados às oportunidades de trabalho que a empresa oferece, funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam