GEstão de Pessoas
Rodrygo Régis de Carvalho Anastácio
Prof. Flávio Luiz Beccon Brustoloni
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração (ADG0096) – Prática do Módulo IV
27/03/2014
RESUMO
O presente trabalho teve por objetivo identificar como os clientes internos, no caso, de alguns setores da Prefeitura Municipal de Araquari veem a prestação de serviços dos colaboradores do setor de RH; como os próprios colaboradores do setor percebem suas práticas; expressar resultados de uma Pesquisa de Ambiência Organizacional. Esta pesquisa conforme sua denominação compreendeu as seguintes etapas: a) o levantamento bibliográfico; b) a execução prática que ocorreu através da aplicação de um questionário aplicado a todos os funcionários de todos os setores do complexo da prefeitura contendo 10 perguntas fechadas em que o informante escolheu sua resposta entre as opções oferecidas. Dessa forma, tais respostas serviram de subsídios para o diagnóstico de um levantamento dos sentimentos e percepções do público interno. A pesquisa possibilitou compreensão em forma mais ampla dos principais problemas que entonam os serviços prestados pela Prefeitura Municipal de Araquari, visto que se tornaram ouvintes os recrutados e gestores do RH.
Palavras chave: Gestão. Recursos Humanos. Motivação.
1 INTRODUÇÃO
O ato de gerir pessoas necessita capacitação de profissionais designados ao tratamento estritamente direto com o SER humano que se configura uma entidade social e não biológica. Dessa forma, dentro de uma organização o fato de não estarmos lidando com máquina que operam através de comandos programáveis mecanicamente, requer uma cordialidade entre cliente externo e cliente interno para que a empresa alcance os objetivos estabelecidos.
Os ambientes comportam números de pessoas que de alguma forma expressam os seus comportamentos estudados por profissionais da área de psicologia. Mas há ainda o compromisso de gerir meios para que os ambientes