Gestão de Pessoas
Devido as transformações que ocorrem a todo momento no mundo globalizado exige-se novas formas de gestão de pessoas. Não é possível gerenciar esta nova e complexa realidade utilizando instrumentos que foram muito úteis para gerenciar uma realidade completamente diferente da atual.
É necessário encontrar uma forma mais criativa e flexível. No início do século XIX Chefe de Pessoal tinha como características um sujeito inflexível, seguidor das leis e dono de uma frieza incalculável na hora de despedir alguém. Dessa forma, por muitos anos quando as pessoas eram chamadas para ir ao Departamento De Pessoal, significava que ia ser demitido. Essa era a forma de gerenciamento de pessoas no passado onde o empregado era considerado uma coisa e não uma pessoa, ainda hoje existem empresas que persistem dessa forma porém vivem no passado ou entrar em falência.
As primeiras mudanças ocorreram com as grandes organizações. Na década de 1920, surgiu um novo modelo administrativo tinha como base a relação entre empregados e empregadores, onde propunha aumentar a produtividade através da eliminação dos conflitos e seus respectivos custos.
O Chefe de Pessoal começa a se preocupar com o indivíduo,com suas necessidades e com outras variáveis. Onde é valorizada a função de cuidar de pessoas e o Chefe de Pessoal, ganha um novo status de Gerência.
O Gerente de Pessoal, não mudou seu perfil, apenas teve uma roupagem diferente. Ainda tinha uma visão tecnicista, e ligada às questões de registros burocráticos, cumprimentos de regras e normas.
Somente na década de 50 que apareceu a denominação que ligava essa área à área de humanas. Onde a função de Gerente de Pessoal, ganhou diversas sub-áreas que passaram a lhe dar uma abrangência muito maior, embora ainda sempre ao nível tático operacional.
Áreas de Responsabilidade da Função de Pessoal –
Chefe de Pessoal
Gerente de Pessoal
Gerente de Recursos Humanos
Evolução do pessoal da área de