gestão de pessoas
INTRODUÇAÕ
Faz algum tempo que a Área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas.
A empresa que opta pela vanguarda em gestão de pessoas certamente obter resultados benefícios a sua saúde organizacional, aumentando a produtividade, garantindo a sobrevivÍncia do negócio e propiciando satisfação aos empregados.
Para isso, as empresas contam com ferramentas de gestão capazes de fomentar resultados satisfatórios.
Para compreender um pouco mais algumas dessas ferramentas, discutese, neste artigo, os temas: treinamento e desenvolvimento de pessoal, recrutamento e seleção, remuneração por competência e por habilidade e, por fim, o sistema de avaliação 360 graus (feedback).
DESENVOLVIMENTO
As organizações são formadas por pessoas! Esse discurso é clássico. E de fato é isso mesmo, apesar de algumas se destacarem por sua tecnologia ou estrutura física. Mas o que faz a organização acontecer e ser realidade são as pessoas. Se as tirarmos, a organização torna-se apenas um grande salão, um amontoado de móveis ou de máquinas.
Logo, as pessoas devem ser a prioridade de qualquer organização? Sim, porém isso ainda acontece de modo tímido. Uma gestão voltada para o indivíduo pode soar até como um insulto aos ouvidos de diretores e líderes em geral. A verdade é chocante! Mas é o que tem acontecido em diferentes organizações, independente do seu porte.
Nesse conjunto de ações, a Gestão de Pessoas pode contribuir com o Recrutamento e Seleção de candidato com o perfil adequado para a vaga. Estabelecimento de um processo de Integração dessa pessoa na cultura e rotina da organização, transmitindo missão e valores ao recém-chegado. Levantando e aplicando Treinamento e Desenvolvimento, tanto em aspectos comportamentais quanto técnicos. Elaborando Plano de Cargos e Salários para retenção dessa mão-de-obra