gestão de pessoas
Obra: Renata Fernades de Oliveira Lima, Cátia Dalla Valle
Palavra chaves: Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Capital Intelectual/Gestão de Pessoas-Vantagem Competitiva-Liderança.
Redação do texto/Resumo: “Conforme Chiavenato saber lidar com pessoas é uma tarefa complexa, mas as organizações dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões.” Com isso devem-se levar em consideração as características individuais de cada membro da organização, suas habilidades e competências profissionais, buscando destacar a visão sistêmica, voltada para o trabalho em equipe, a relação interpessoal por meio da liderança, iniciativa e gestão empreendedora. *(p. 35)
Abril de -2014 Santo Andre
INTRODUÇÃO A área de Recursos Humanos deixou de ser um simples departamento de pessoal para se tornar um dos parceiros principais no sucesso das organizações. Cabe lembrar que, há pouco tempo atrás, o departamento de Recursos Humanos apenas intermediava as desavenças e reduzia os conflitos, mas, acima de tudo, administrava as pessoas de acordo com as leis trabalhistas, atuando apenas como máquinas (AQUINO, 1980). *(p. 33)
RECURSOS HUMANOS X GESTÃO DE PESSOAS Necessitamos resgatar o papel do ser humano nas organizações deixando para trás a idéia de que o mesmo seja um mero recurso, com isso a mudança ocorrida na configuração das organizações deu-se a partir do momento em que o talento humano e suas capacidades produtivas ganharam um novo reconhecimento: o de principal fator competitivo no mundo globalizado. Assim começa a surgir um novo conceito de gestão de pessoas, onde o reconhecimento teve espaço a partir do momento em que o próprio homem soube se valorizar dentro da empresa, quando foi capaz de lançar luz sobre a falsa ideia de que a