metologia
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é apresentar a definição e os tipos de pesquisas. Define-se esta quanto ao tipo, que pode ser por natureza, onde existem duas finalidades a pesquisa, que pode ser científica ou resumo. Tambem pode ser por objetivo, que podem ser bibiliográficas, de campo e laboratório. Além disso, pesquisas quanto ao procedimento, que é uma apresentação da forma que se obtêm os dados necessários para a obtenção de um resultado. Ainda, existem as que buscam o objetivo, que podem ser exploratórias, descritivas ou explicativas.
1. PESQUISA
1.1 Definição
Para começarmos o nosso estudo com respeito a tipos de pesquisa devemos primeiramente definir pesquisa. Em linhas gerais pesquisa remete-se produção de uma nova tecnologia, um conhecimento, e não ficar na mesmice do que já se existe em uma determinada área estudada.
Para Pedro Demo, "pesquisa é a atividade científica pela qual descobrimos a realidade" (DEMO, 1987, p. 23).
1.2 TIPOS DE PESQUISA
1.2.1 Tipo de pesquisa quanto à natureza
A pesquisa pode se ter duas finalidades, ser uma pesquisa cientifica ou somente ser um resumo.
A pesquisa cientifica visa desenvolver um novo estudo, sobre algo que ainda não foi estudando resultando assim benefícios aos interessados. E por isso esse tipo de pesquisa é realizado por especializados da área.
Já o resumo, é uma abordagem sem teor cientifico, podendo ser feita por leigos da área. Trata-se da utilização de material já desenvolvido por técnicos, sendo feita uma abordagem e interpretação das ideias.
1.2.1 Tipo de pesquisa quanto ao objeto
Constitui o espaço aonde o estudo foi ou será desenvolvido. As pesquisas quanto ao objeto podem ser: Bibliográfica, Laboratório; e de Campo.
A bibliográfica é a realizar um estudo em cima de um já existente, é uma forma muito comum visto que o ganho de tempo é grande. A pesquisa bibliográfica é habilidade fundamental nos cursos de graduação.
A de