Gestão de pessoas
Vamos praticar a Maiêutica Socrática?
Ao final do texto responda as seguintes questões: O que você aprendeu nesta aula? O que foi mais confuso e onde poderá aplicar o conteúdo? Além disto formule duas questões sobre o tema que você julga importante.
Acredito que seja recrutar as pessoas certas e manter o grau de comprometimento com a atividade. O setor de RH não pode simplesmente pensar que as pessoas são iguais ou que tendam a reagir de modo semelhante.
Pessoas não abandonam empresas, ensina um treinador de líderes. Pessoas abandonam pessoas, saem por causa de pessoas.
As pessoas são a chave do sucesso ou do fracasso e um líder de RH deve saber bem o que vai fazer a respeito.
A verdade é que em todas as atividades há certas situações capazes de gerar melindres, particularmente quando se refere a tratamento, remuneração, critérios de promoção, transparência.
O líder de RH deve pensar nessas situações e trabalhar para minimizar os efeitos negativos. Demitir e contratar outro, pura e simplesmente, não resolve o problema.
Um conhecido administrador, de renome internacional, costuma dizer: em qualquer empresa, a cada 100 funcionários, 20 não prestam (e devem ser demitidos), 60 são fracos (e devem ser monitorados e e instados a se corrigir), 10 são bons e 10 imprescindíveis ( e que devem receber aumento de salários).
No âmbito do RH está ocorrendo uma inovação nesse processo, pois as pessoas estão mais informadas cada vez mais e tratar isso requer uma preparação onde entra o diferencial na gestão de pessoas com relação a tempos antigos, que são:
- Lidar com sentimentos pessoais, profissionais;
- Egos;
- Auto estima;
- Orgulho;
- Vida social;
Assim serão os novos desafios profissionais da área.