Gestão de pessoas
Os Indivíduos possuem valores, opiniões e expectativas em relação ao mundo que os rodeia, possuindo representações internalizadas do seu ambiente. O termo motivação é usado para designar um problema do indivíduo isolado, para compreender as suas necessidades e conhecer as causas, formas e direções das suas ações.
A motivação se refere ao comportamento causado por uma necessidade percebida pelo indivíduo e dirigido aos objetivos que podem satisfazer essa necessidade. Satisfeita uma necessidade, surge outra em seu lugar e, assim por diante, contínua e infinitamente.
O indivíduo precisa suprir suas necessidades para motivar-se e alcançar seus objetivos. Podemos identificar os seguintes tipos de motivação:
Motivação Externa: a pessoa realiza determinadas tarefas por ser “obrigada”, ou seja, são impostas determinações para que essa pessoa cumpra. É a forma mais “primitiva” de motivação, baseada na hierarquia e normalmente utilizando as punições como fator principal de motivação. Trata-se de “cumprir ordens”.
Pressão Social: a pessoa cumpre as atividades porque outras pessoas também fazem. Ela não age por si, mas sim, para acompanhar o grupo e cumprir as expectativas de outras pessoas, “fazer o que os outros fazem”.
Automotivação: a pessoa auto motivada age por inciativa própria, em função de objetivos que escolheu. “Fazer o que creio ser adequado aos meus objetivos”.
O ideal seria o alinhamento de todos estes tipos de motivação.
As pessoas são levadas á ação para cumprir determinadas tarefas através de motivos que são os fatores que dão estímulo para essa pessoa realizar as tarefas. Não é apenas o dinheiro ou a segurança que podem motivar o trabalhador. Por isso todo gestor precisa ficar atento a esses fatores, que iram motivar e estimular seus funcionários podendo gerar ótimos resultados, relacionados à motivação de pessoas em uma empresa.
Alguns desses fatores são:
Qualidade de vida dos colaboradores: Proporcionar um ambiente de trabalho