gestão de pessoas
Os Novos Desafios da Gestão de Pessoas
A mudança sempre existiu na história da humanidade, mas não com o volume, rapidez e impacto com que ocorre hoje, vários fatores contribuem para isso: as mudanças econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, legais políticas, demográficas e ecológicas que atuam de maneira conjugadas e sistêmica, que produz resultados inimagináveis, trazendo a imprevisibilidade e incerteza para as organizações. Na verdade, tudo começou com a revolução Industrial e veio desaguar em nossos dias atuais com força total.
Capitulo 1
Introdução à Moderna Gestão de Pessoas
O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários às suas operações, com o aumento do capital, incremento de tecnologia, atividades de apoio e etc. E, de lambuja,provoca o aumento do numero de pessoas, com isso se assegura que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia. E as pessoas passam a significar o diferencial competitivo.
As organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. Em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que entendem deles e que sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. Eles investem em pessoas que sabem como satisfazer e encantar os clientes.
O Contexto da Gestão de Pessoas
É formado por pessoas e organizações. De um lado, o trabalho toma considerável tempo das vidas e dos esforços das pessoas, que dele dependem para sua subsistência e sucesso pessoal. Assim as pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. De outro lado as organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir no mercado e atingir seus objetivos globais e estratégico. Na verdade cada uma da parte dependem da outra.
Sem as organizações não haveria a Gestão de Pessoas.