Evangélho de Lucas
Autor: Lucas, o médico amado; Cl 4.14. Cooperador de Paulo, Fm 24. Acompanha Paulo , At 16.10; ver 2 Tm 4.11. A tradução diz que evangelizou no sul da Europa, e morreu como mátir na Grécia.
Porque escreveu: O grande tema do Evangelho de Lucas é: Jesus Cristo é o Salvador Divino. Desde o início tudo é focalizado em torno desse fato supremo. Até mesmo antes do seu nascimento, o anjo, como mensageiro de Deus, ordenou a Maria chamá-lo de Jesus (que significa "o Senhor salva". 1.31) Aos pastores, o anjo trouxe "boa nova de grande alegria" (2.10) que anunciava que na cidade de Davi nascera " o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (2.11). E no primeiro anúncio público que Jesus Fez referente à Sua missão ensinou explicitamente que Ele é o Salvador divino de quem falam as Escrituras do Antigo Testamento ( 4.17-21).
Desde esse instante vemos como Jesus se revelou como Redentor divino que veio para salvar os que se haviam pedido. Ele salva do poder dos espíritos malignos (4.33-36), da enfermidade severa (4.38-40), da lepra (5.12,13), e até mesmo do poder e das conseqüências do pecado (5.20-26).Lucas mostra ainda que Jesus, na qualidade de Salvador Todo-poderoso, tem o poder e a autoridade divina de ressuscita aos mortos (7.12-17). Sendo um com o Deus Pai. Ele igualmente possui poder sobre a natureza para Seus discípulos da tempestade ameaçadora (8.22-25), e para salvar da fome as multidões (9.11-17).
Depois que Jesus se revelou como o Salvador todo-poderoso, e depois que os apóstolos confessaram-no como o Cristo (9.118-20), n osso Senhor começou a ensinar aos Seus seguidores que, a fim de ser seu divino Salvador, Ele teria de sofre e morrer (9.22).
As palavras de Jesus, em 19.10. "o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido", cristalizam a maravilhosa mensagem do evangelho de Lucas.
Lucas demonstra que Jesus veio como Salvador em sentido universal - para as pessoas de todas as idades e condições: