Evangelho De Lucas
Evangelho de Lucas
Evangelho de Lucas
Autor: O evangelho de Lucas não identifica o seu autor. Com base em Lucas 1:14 e Atos 1:13, é evidente que o mesmo autor escreveu ambos Lucas e Atos, dirigindo os dois ao "excelentíssimo
Teófilo", possivelmente um dignitário romano. A tradição desde os primeiros dias da igreja foi que
Lucas, um médico e companheiro próximo ao Apóstolo Paulo, escreveu tanto Lucas e Atos
(Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:11). Isto faria de Lucas o único gentio a escrever um dos livros da
Escritura.
Quando foi escrito: O Evangelho de Lucas foi provavelmente escrito entre 58 e 65 dC.
Propósito: Assim como os outros dois evangelhos sinóticos, Mateus e Marcos, o propósito deste livro é revelar o Senhor Jesus Cristo e tudo o que Ele "começou a fazer e a ensinar até ao dia em que... foi elevado às alturas" (Atos 1:12). O Evangelho de Lucas é único por ser uma narração meticulosa uma "exposição em ordem" (Lucas 1:3) compatível com a mente médica de Lucas muitas vezes dando detalhes que as outras narrativas omitem. A história de Lucas da vida do Grande Médico enfatiza o seu ministério e compaixão –aos gentios, samaritanos, mulheres, crianças, cobradores de impostos, pecadores e outros considerados marginalizados em Israel.
Versículoschave: Lucas 2:47: “José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistarse com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completaremselhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixouo e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.”
Lucas 3:16: "...disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com {com; ou em} água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatarlhe as correias das sandálias; ele vos batizará com {com; ou em} o Espírito Santo e com {com; ou em} fogo."
Lucas 4:1819, 21: “O Espírito do