Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoas abrange a essencial função de gerenciar pessoas nas organizações. As mudanças ocorridas no mundo do trabalho provocaram alterações na maneira como as pessoas passaram a ser consideradas no contexto das organizações.
Sendo assim, a cada dia, surgem novas discussões sobre como valorizar as pessoas no trabalho, pois elas constituem fonte de produção de novos conhecimentos e são essenciais para o total funcionameno das organizações.
Porém, antigamente, os modelos de gestão enfatizavam a busca de formas de manter as pessoas adaptadas à organização e com maior produtividade. Isso se mostrou inadequado e até mesmo nocivo, pois várias consequências para a saúde das pessoas foram percebidas, assim como para a produtividade no trabalho.
Hoje em dia, buscam-se formas de a organização oferecer condições de trabalho que possibilitem a saúde e a satisfação do trabalhador, aliadas ao desempenho de excelência no trabalho. As organizações procuram se adaptar às necessidades das pessoas.
Tendo como base essa idéia, várias estratégicas de gestão têm sido elaboradas e diversos temas surgiram para buscar compreender a ação humana no trabalho.
- RECRUTAMENTO E SELEÇÃO -
Recrutamento: definições e tipos
O Recrutamento e a seleção de pessoas são considerados atividades fundamentais em toda organização desde a antiguidade e constitui um subsistema da gestão de pessoas.
As organizações buscam atrair pessoas com características que sejam de acordo com seus propósitos e estratégias. Uma organização inovadora, por exemplo, busca pessoas criativas. Já em uma empresa que segue padrões mais conservadores buscará pessoas que correspondam a essa realidade.
Apesar de terem significados distintos, recrutar e selecionar são processos que andam lado a lado. Esses dois termos andam são tratados como se fossem uma única atividade. Mas cabe apontar as diferenciações e a importância de um afinamento entre esses dois processos para que as