Gestão de Pessoas
Pós Graduação Administração Escolar e Coordenação Pedagógica
Turma 2013.1
Disciplina: Gestão de Pessoas
Professor: Armando Nembri
Ana Cristina Dieguez Bezerra
Lissandra Ferreira
Livia Bonates Sabrá
Gestão de Pessoas
A turma toda estava ansiosa por aquele dia. O professor Armando Nembri já causara diferentes sentimentos nos alunos, antes mesmo que chegasse o dia da sua aula. Os comentários eram inevitáveis: “Como pode um homem que não tem as orelhas dar aulas?”; “Será que ele fala bem, que vamos conseguir compreendê-lo?”; “Será que ele é bom professor mesmo, que tem experiência na disciplina?”; “Como vamos no comunicar durante as aulas?”; “Será que as aulas serão dinâmicas, interessantes?”. Eram muitas dúvidas e uma grande inquietação.
Sábado, 17 de agosto de 2013. Às 8:30 da manhã, ele já está em sala. A turma vai, aos poucos, chegando e ocupando as carteiras. O professor cumprimenta cada um que entra, com um “Bom dia” e um sorriso. Os alunos se sentem acolhidos e já, naquele momento, as questões começam e ser respondidas... Armando espera mais alguns minutos para que mais alunos cheguem e, pontualmente às 9 horas, começa a aula. Rapidamente estabelece regras para que a comunicação entre ele e os alunos aconteça de maneira eficaz e se apresenta com um breve histórico de sua vida, inclusive falando sobre a síndrome da qual é portador. Após essa breve introdução, vamos à Gestão de Pessoas!
E ele começa falando de andragogia (“arte ou ciência de orientar adultos a aprender”), um contraponto à pedagogia. A andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. Paralelo à andragogia, temos o construtivismo, uma das correntes teóricas empenhadas em explicar o desenvolvimento da inteligência humana como produto das experiências trocadas entre o indivíduo e o seu meio. Além da andragogia e do construtivismo, Armando traz um questionamento muito interessante a respeito de “como dizer a verdade: saber