Gestão de pessoas
A gestão de pessoas tem o objetivo orientar e desenvolver pessoas, as mesmas devem ser visualizadas como parceiras e peças de inteligência dentro das organizações, são fornecedores de conhecimentos, habilidades e competências, as organizações dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas metas. Com a valorização e motivação do funcionário, a empresa só tem a ganhar, pois se melhora para a empresa, tem que melhorar para o funcionário e o mesmo devolver em produção, porque um funcionário satisfeito, rende e trabalha mais. É basicamente a criação e manutenção de um ambiente positivo são as bases para o sucesso de uma empresa.
O recrutamento de pessoas corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização, é como um processo de comunicação, é o marketing que chama as pessoas para a empresa, que divulga e oferece oportunidades de trabalho, mas o fundamental é que atraia e traga candidatos para serem selecionados. Após o recrutamento, uma boa e cuidadosa seleção de pessoal é fundamental a organização. O objetivo básico da seleção é o de escolher e classificar o perfil adequado para as necessidades da empresa. Selecionar bem o pessoal é uma atividade que traz benefícios aos futuros funcionários e a própria empresa.
Cada cargo é preenchido por um ocupante dentro da empresa. Assim, o primeiro passo para analise de cargos e suas descrição é as informações a respeito de cada ocupante, é conhecer as tarefas de cada um. E assim a analise de cargo serve para desenha o organograma.
Salários e benefícios são pontos fortes para o desenvolvimento da empresa, a origens dos benefícios e o desenvolvimento se devem a competição entre as organizações na disputa por talentos humanos. Cada organização traça seu pacote de planos de benefícios adequado ao perfil dos funcionários e das atividades, os benefícios buscam satisfazerem os objetivos individuais, econômicos e sociais do