Gestão de pessoas
Competência
*diz respeito ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à consecução de determinado propósito.
*O conceito de competência aplica-se também à equipe de trabalho e à organização como um todo. Zarifian (1996) sustenta que não se deve desconsiderar a dimensão da equipe no processo produtivo e sugere que uma competência pode ser atribuída tanto a um indivíduo quanto a um grupo de trabalho.
COMPETÊNCIA C H A (Conhecimento, Habilidade, Atitude).
Conhecimento: Informações, Saber o que, Saber por que.
Habilidade: Técnica, Capacidade, Como fazer.
Atitude: Querer fazer, Identidade, Determinação.
Competência
*Prahalad e Hamel (1990) tratam do conceito no nível organizacional, referindo-se à competência como um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos e gerenciais inerentes a uma organização.
*Competências essenciais organizacionais são aquelas que conferem vantagem competitiva, geram valor distintivo percebido pelos clientes e são difíceis de serem imitadas pela concorrência.
*É possível, portanto, classificar as competências como humanas aquelas relacionadas ao indivíduo ou à equipe de trabalho, ou organizacionais, aquelas que dizem respeito à organização como um todo.
Competência
*O pressuposto é o de que o domínio de recursos raros, valiosos e difíceis de serem imitados confere à organização certa vantagem competitiva.
*Um modelo sugerido por Ienaga (1998) tem como passo inicial a identificação do GAP (lacuna) de competências da organização.
*Esse processo consiste em estabelecer os objetivos e as metas a serem alcançados segundo a intenção estratégica da organização e, depois, identificar a lacuna entre as competências necessárias à consecução desses objetivos e as competências internas disponíveis na empresa.
Competência
*A gestão de competências toma como referência a estratégia da organização e direcionam suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, gestão