Gestão de pessoas
Gestão de Pessoas e o enfoque nos papéis profissionais: Um estudo de caso com os bibliotecários de uma universidade pública federal brasileira.
Sobre as mudanças durante os anos dentro do ramo da administração a área de recursos humanos é a que mais sofreu uma mudança bem radical e significativa devido ao mercado,consumidores,empregados e empresas.
Podemos perceber que as empresas passaram a se preocupar mais com condições de trabalho e a concessão de unificar a seus empregados tratando os mais como colaboradores e desenvolvendo um trabalho mais grupal.
Alguns tipos de papeis desenvolvidos na organização são de importantes ações dentro da empresa como o papel do selecionador, treinador, avaliador, negociador, esse procedimentos fazem com que tenha um pouco mais de atenção ao escolher uma pessoa fazendo com que cometa poucos erros na hora da contratação.
O estudo de caso feito na universidade federal da Paraíba em sua biblioteca, todos enfáticos que o processo de negociação na biblioteca é difícil devido a conflitos internos, e aos papeis que cada pessoa exerce dentro da instituição, mais que o trabalho é realmente reconhecido pelos usuários.
Resenha
Gestão de recursos humanos: teorias e praticas.
O mundo globalizado e a tecnologia foram crescendo e com isso atingindo a área de recursos humanos dentro e fora da empresa.
Sabe se que é impossível ter certeza sobre a contratação de uma pessoa certa para determinado cargo, mas com o passar dos anos o retrato dessa área de recursos humanos foi tomando proporções mais humanitárias,e ganhando espaço dentro das organizações tendo uma atenção maior.As empresas passaram a valorizar e a investir em seus funcionários não somente financeiramente mais profissionalmente porque foram descobrindo que poderiam criar potenciais trabalhadores dentro da empresa,investindo em conhecimento,cursos,criando futuros profissionais qualificados e capacitados para cargos de chefia.
As empresas com o desenvolvimento