Gestão de Pessoas
1. Conceitue gestão.
Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.
2. Conceitue empresa.
Empresa é uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresario por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços.
3. Conceitue pessoa.
Pessoa é um vocábulo provavelmente de origem etrusca, do qual proveio o termo em latim persona, que originalmente significava a ‘máscara, figura, personagem de teatro, papel representado por um ator, e daí assumiu o significado de ser humano. Entre os juristas romanos, passou a designar ‘ser que têm direitos e obrigações. Pessoa física ou natural "É o ser humano considerado como sujeito de direitos e obrigações” para receber essa denominação de pessoa, basta nascer com vida, e desse modo adquirir personalidade.
Para que serve a gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é a base para qualquer área da administração, ela atua como linha de staff para todos os setores de uma empresa. O profissional dessa área deve saber lidar com as pessoas dentro dos seguintes parâmetros: Recrutamento e seleção; Remuneração e benefícios; Capacitação de pessoal; Desenvolvimento (E-learning); Avaliação de desempenho; Gestão por competências; Avaliação dos resultados. São muitos processos envolvidos, e partir dessa complexidade é que se vem a "Gestão Estratégica de Pessoas". Este pensamento vem se difundindo através de vários autores, onde os mesmos mencionam uma evolução histórica da gestão de pessoas até essa fase estratégica.
4. Onde se aplica a gestão de pessoas?
A gestão de pessoas passa a