gestão de pessoas
O turismo tem sido um dos fenômenos econômicos e sociais mais importantes desde o último século. Ano após ano aumenta o número de participantes em atividades turísticas e na maioria dos países do mundo o turismo tem-se convertido num dos setores econômicos mais dinâmicos e que mais rápido cresce. Tendo em vista tamanha importância econômica, que a atividade turística representa a determinados locais, é necessário à elaboração de uma gestão de destinos turísticos. Gestão esta que envolve o desenvolvimento de metas, objetivos e estratégias, que busque o desenvolvimento da atividade turística com maior ênfase, visando sempre o bem estar do turista e principalmente da comunidade local.
Este trabalho possui como foco a fase do Crescimento, caracterizando o crescimento do turismo de eventos e negócios que, compreende o conjunto de atividades turísticas decorrente de encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, cientifico e social. Nas seções a seguir são apresentados um destino turístico nacional e um destino turístico internacional que se encontram nesta fase.
Destino Nacional - Campinas
Caracterização
Campinas, fundada em 1774 por Francisco Barreto Leme, esta localizada a noroeste da capital do estado, a cerca de 102 quilômetros. Atualmente é formada por quatro distritos, além da sede, sendo ainda, subdividida em 14 administrações regionais, cinco regiões e vários bairros. Entre o final do século XVIII e o inicio do século XX, a cidade teve como principais atividades econômicas o café e a cana-de-açúcar. A partir da década de 1930 a industria e o comercio tomaram a ponta como principal atividade econômica, e até os dias atuais seguem a frente da economia do município, tornado Campinas á décima cidade mais rica do Brasil. Campinas também ao decorrer de sua historia se tornou um dos maiores pólos científicos do Brasil, hoje é responsável por pelo menos quinze por