Resenha Sociologia do Desenvolvimento - Modernização dos Consumidores - Lewis
W. Arthur Lewis
O desenvolvimento humano ocorre através do esforço do homem para adaptar a natureza as suas necessidades ou até mesmo apenas para tornar sua vida mais cômoda. A cultura de cada sociedade tem grande influencia na velocidade desse desenvolvimento, já que algumas culturas valorizam certos bens mais do que outras. Frequentemente o desenvolvimento econômico não é prioridade, os ascéticos, por exemplo, preferem a elevação espiritual, a meditação e\ou a boa relação com os semelhantes. Este fato, entretanto, não é determinante para que um país tenha baixo desenvolvimento, os leigos não deixam de tentar alcançar um melhor padrão de vida devido ao medo de qual destino sua alma terá se ele não se privar das coisas mundanas. Apesar de na maioria dos casos não impedir que o individuo busque a ascensão social, a religião tem um papel histórico na relação do homem com a economia, a exemplo temos a Reforma protestante, que vinha adaptando os preceitos cristãos para mostrar que o acumulo de capital não necessariamente seria pecado.Um fator que também interfere no desenvolvimento de determinados países é a importância, o prestígio e o poder que a riqueza proporciona aos indivíduos. Em algumas comunidades o prestígio vem do conhecimento que o individuo possui, de sua nobreza ou de seu sucesso enquanto soldado.
O acumulo de capital dos indivíduos não gera necessariamente o desenvolvimento econômico de seu país, o que importa de fato é os investimentos que estes indivíduos realizam em sua comunidade. Esses investimentos podem variam de acordo com os objetivos de cada comunidade. Algumas podem desejar colonizar ou conquistar outros países, outros podem querer melhorar o padrão de vida da população. Estes últimos geralmente são países coloniais ou ex-coloniais, que desejam elevar seu status internacional.
O desenvolvimento tem seu limite e esse limite está no que determinada comunidade é capaz de aceitar e de compreender. A