Benchmarking
Quando a procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização ou em unidades diferentes ou outros departamentos classifica-se como Benchmarking interno. Onde ao realiza-lo existem vantagens como a facilidade para se obter parcerias, para obter informações e não ter problemas com confidencialidade.
Um caso de Benchmarking interno ocorreu dentro de uma companhia do ramo de cosméticos, a Avon Products. Essa empresa foi fundada em 1886, nos EUA por D. H. McConnell, nela vendia-se livros porta a porta para uma determinada companhia em Nova York, que fundou a CPC (Califórnia Perfume Company). Em 1892 a empresa recebeu seu nome atual que na oportunidade, vendia cosméticos e livros. Nessa ocasião a venda de porta em porta era vista de uma maneira negativa e para transpor isso, a companhia começou a contratar mulheres como representantes de vendas acreditando que isso traria uma melhora à empresa.
Atualmente a Avon é uma das empresas líderes mundial no mercado de produtos de beleza e cosméticos, com um faturamento 11 bilhões de dólares por ano. Figurando entre as 300 maiores empresas dos EUA, a Avon está presente em mais de 140 países e possui mais de 5 milhões de representantes no mundo. Mas para que essa companhia chegasse a esse patamar foi necessária à realização de algumas mudanças não em relação aos cosméticos. Pelo contrário, tratava-se de um bom exemplo de abordagem, por qualquer empresa, da padronização das operações em diversas áreas geográficas, adotando a melhor pratica de cada uma das unidades para todas.
A empresa Avon Products, descobriu no Benchmarking interno um viável primeiro passo para uma melhor receptividade ás solicitações dos clientes. Pois, por ela não vender seus produtos em estabelecimentos varejistas, e não