Gestão de Pessoas
Esse novo comportamento tem reflexo imediato na relação da empresa com os seus funcionários, pois para atingir seus objetivos é preciso mais do que novas tecnologias, torna-se necessário uma gestão toda voltada para resultados, onde todos são responsáveis para alcançar os objetivos.
Nesta linha há uma tendência a mudar o foco e implantar a Gestão por Competências.
Gestão é o ato de gerir, administrar, organizar, planear e liderar um projeto, pessoas de uma equipe ou uma organização.
Quanto a competência, de acordo com Dutra (2004), existem duas grandes correntes que conceituam competência. Uma delas, representada por Boyatizis (1982) e McClelland (1973), afirma que competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que credencia o indivíduo a exercer determinado trabalho. A outra corrente, defendida por Le Boterf (1999) e Zarifian (1999), relaciona competência às realizações do indivíduo em determinado contexto, àquilo que ele produz ou realiza no trabalho.
Os benefícios de um modelo de Gestão por Competências implantados com sucesso são perceptíveis e rápidos de acontecer. A cada etapa do processo os ganhos podem ser observados. À medida que este processo de implantação vai avançando, os resultados surgem através de:
Otimização e agilidade dos processos do RH;
Definição do perfil CHA (Conhecimentos/Habilidades/Atitudes) de cada cargo da organização;
Comprometimento dos níveis de direção numa revisão disciplinada dos talentos de liderança;
Continuidade da liderança e sustentação aos planos de carreira;
Redução de problemas de transição e prevenção de promoções prematuras;
Alinhamento dos investimentos em treinamento às metas estratégicas da organização;