Gestão de pessoas
Gestão de recursos humanos
andRÉA lopes lima dos santos
Dissertação
Ilhéus
2009
andRÉA lopes lima dos santos
Dissertação
Dissertação apresentada ao Curso Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestão de pessoas.
Orientador: Prof. Mônica Maria Silva
Ilhéus
2009
INTRODUÇÃO:
Durante anos a administração de pessoas foi baseada na concepção da formação e utilização da mão de obra, visando apenas o desenvolvimento econômico das empresas. Dessa forma não era levado em consideração o potencial intelectual do indivíduo e os funcionários eram visto como um meio de produção, ou seja, o que interessava a empresa era seu trabalho braçal.
Com o passar dos anos esse quadro foi sendo substituído por uma política humanista, onde possivelmente os aspectos físicos e sociais do sujeito seriam considerados. A partir de então as empresas direcionaram um novo olhar para seus funcionários. Agora eles eram observados por seus administradores por diversos ângulos tanto cognitivos quanto psicológico.
Uma nova história teve início no âmbito da administração de pessoas. A princípio a nomenclatura administração de pessoas foi substituída por gestão de pessoas. A formação dos líderes que futuramente atuariam nas empresas também sofreu alterações. Não se podia formar um gestor de pessoas sem que antes ele compreendesse a valorização do sujeito em um todo. Pois para liderar e direcionar o trabalho humano é necessário saber ouvir, entender e conviver com o outro.
Essa mudança foi palco de muitas lutas conquistadas por funcionários, sindicatos, grupos sociais que reivindicaram melhores salários, condições dignas de trabalho, carga horária diária de trabalho condizente com a resistência humana, direito a férias, seguro desemprego, aposentadorias entre outros.
Todas essas conquistas também são fruto de uma gestão de pessoas humanitária, foi percebido que o individuo