gestão de pessoas
Portanto, gerir pessoas tem se tornado uma tarefa bastante complexa e importante para um melhor desenvolvimento das pessoas e da organização na qual é necessária a integração dos seguintes processos: Agregar Pessoas, Aplicar Pessoas, Recompensar Pessoas, Desenvolver Pessoas, Manter Pessoas e Monitorar Pessoas.
Pode-se entender também que a Gestão de Pessoas dentro de uma organização tem tido uma visão de seus colaboradores como parceiros e não simplesmente como meros recursos, ela tem como objetivo a busca continua pelo talento humano se tornando um elemento essencial para a consolidação do sucesso, sendo uma área cada vez mais estratégica e inovadora.
Segundo Chiavenato, o objetivo da Gestão de Pessoas constitui o principal ativo da organização. Daí a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atenta para seus funcionários. As organizações bem sucedidas estão percebendo que apenas podem crescer, prosperar e manter sua continuidade se forem capazes de otimizar o retorno sobre os investimentos de todos os parceiros” (Chiavenato, 2010, p.11)
Para Chiavenato, é necessário que a organização tenha uma boa Gestão de pessoas para que os colaboradores trabalhem em prol da empresa alcançar seus objetivos e obter sucesso.
A Gestão de Pessoas diante dos seus variados objetivos, procura ajudar a organização a alcançar seus objetivos, proporcionando competitividade. Através destes meios ela contribui para a eficácia organizacional. A tecnologia da Informação também é uma forte aliada para uma boa Gestão de Pessoas.
Os processos fundamentais da Gestão de Pessoas como transição resumidas e positivas nos quais se utilizam de políticas e práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas