Comportamento Organizacional
ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR EAD: Renata Dalpiaz
PROFESSOR PRESENCIAL: Luciana Vaz Amador
PROFESSOR-TUTOR: Vanessa Pereira Mendonça Freire
SUMÁRIO
Introdução...3
Capítulo 1...3
1.1 Comportamento Organizacional...3
1.2 Sistemas Abertos e Fechados...4
Capítulo 2...5 2.1 Perguntas sobre conceito de inovação...5 2.2 Faltam condições para inovação tecnológica nas empresas brasileiras...6
Capítulo 3...7 3.1 Vantagem Competitiva...7
Capítulo 4...8 Percepção e Comunicação...8
Conclusão...9
Referências Bibliográficas...10
INTRODUÇÃO
Comportamento organizacional é o estudo do comportamento dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa.
Trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais, para o desenvolvimento continuo e assertivo de soluções, a fim de reter talentos, evitar o turno, ver e promover engajamento e harmonia entre os stakeholder.
Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois ajuda o trabalho dos lideres e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
Na administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. E através dessas definições que podemos concluir uma determinada organização e esta desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado. A eficiência e a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade) e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos.
Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível, já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso para alcança determinado objetivo. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita em quanto à eficácia refere- se