Gestão de pessoas
Título: DISFUNÇÕES BUROCRÁTICAS EM GESTÃO DE PESSOAS Autores: Francisco Sérgio Nobre Maia Maria Vanda Lima Pinto
Orientador:
Profª. Patrícia Portella Prado Galhano
Brasília – Dezembro 2007
AGRADECIMENTOS Agradecemos aos nossos familiares, pela paciência, suporte e compreensão durante o período em que estivemos ausente e, aos colegas da SEGEP, que contribuíram com o nosso trabalho, respondendo o questionário da nossa pesquisa.
RESUMO
As organizações públicas, ao longo do tempo, vêm ajustando as suas estruturas e experimentando novas formas de gestão visando a melhoria contínua na diminuição das disfunções na gestão de pessoas. Este trabalho apresenta um estudo da organização burocrática no Setor Público, com ênfase na análise das disfunções burocráticas e suas conseqüências na Secretaria de Gestão de Pessoas. É apresentado um estudo de caso da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas da União, localizada no SAFS quadra 4 - lote 1, Brasília. A pesquisa desenvolvida buscou agregar novos conhecimentos sobre o tema, principalmente ao apontar as disfunções mais relevantes e os possíveis caminhos para melhoria dos processos em uso naquela Secretaria. A pesquisa revelou, conforme análises e comentários citados, percepções importantes. Pode-se verificar que os servidores estão determinados, não só a mudarem processos, mas também a quebrarem paradigmas. As pessoas estão sendo sensibilizadas para adotarem novas posturas de comportamento e de trabalho. Isto nos revela que o processo de inovação da gestão, com a introdução de conceitos modernos de gestão, é algo irreversível. Palavras-chave: Disfunções, Gestão de Pessoas.
ABSTRACT
The public organizations, over time, are adjusting their structures and experimenting new forms of management aimed at continuous improvement in the reduction of dysfunctions in the management of people. This paper presents a study of the