Gestão de operações
R: A organização mantém uma produção enxuta de gerenciamento procurando aperfeiçoar a forma de atender as necessidades dos clientes no menor prazo possível, na mais alta qualidade e menor custo. E com relação ao Just time a Toyota produz somente o necessário sem acréscimo, ou seja, produz de acordo com a demanda, visando a qualidade de seus produtos. Com essa ação ela diminui o investimento com estoque, porem tem que haver uma integração antes com os fornecedores e a linha de produção, pois não há sobressalente para cobrir erros.
2.Qual a relação entre produtividade e eficiência de processos produtivos?
R: O termo produtividade refere-se genericamente falando à relação produto-insumo de um dado processo de transformação. A eficiência pode ser definida, então, como a habilidade de uma empresa em produzir o máximo de produto para um dado conjunto de insumos e tecnologia.
3.Explique produtividade total, produtividade parcial e como se determina essas duas variáveis?
R: Produtividade parcial realça a dependência de cada medida em relação ao mix de todos os insumos e produtos envolvidos no processo de transformação produtiva, ou seja, é a relação entre o produzido e a quantidade de insumos utilizados. Produtividade total é a produção total de todos os insumos disponíveis, refletindo no impacto de todas as entradas e saídas da organização.
4.No sistema Toyota de produção existe a aplicação de um principio de qualidade total –sistema “poka yoke”. Explique o que significa e como este é aplicado nas empresas?
R: Sua aplicação tem como objetivo evitar a ocorrência de defeitos que possam ocorrer durante o processo de manufatura, seu desenvolvedor Shigeo Shingo idealizou esta técnica inicialmente, mas devido ao seu sucesso o mesmo passou por inúmeras modificações e claro adaptações, o principal resultado desta técnica é ao ter sua aplicação ,