Música e Educação Especial
Music Education and the Handicapped Student: discussing the practice and proposing pedagogical adaptations in class.
Resumo
O presente artigo traz, num primeiro momento, uma reflexão sobre o contexto em que a educação musical se encontra inserida e alguns questionamentos sobre a formação do professor no que tange à inclusão de alunos com deficiências na aula de música.
Baseado nessa discussão, o artigo aborda possíveis adaptações para que o professor de música possa inserir pessoas com necessidades especiais em sua prática pedagógica.
Unitermos: educação musical; adaptações; pessoas com deficiências.
Abstract
This article deals, firstly, with the context in which music education is inserted and with some questions concerning the formation of the music teacher working with handicapped students in the music class. Based on this discussion, the article deals with some adaptations available for the teacher in order to include students with special needs in his class.
Uniterms: music education; adaptations; handicapped people.
A) Inserindo a temática
Hans-Joachim Koellreutter (1998), educador musical e conceituado compositor alemão naturalizado brasileiro, afirma que a música é um meio de desenvolver faculdades para o exercício de qualquer atividade. De acordo com suas palavras, a música trabalha a concentração, a autodisciplina, a capacidade analítica, o desembaraço, a autoconfiança, a criatividade, o senso crítico, a memória, a sensibilidade e os valores qualitativos. Além do
1
que, pode valorizar o ponto de vista nacional, religioso, político e social. Sendo assim, ela é importante para a formação de todas as pessoas, pois, como afirma Gainza (1988): a música pode, ao penetrar no homem, romper barreiras de todo tipo, abrir canais de expressão e comunicação e induzir a modificações significativas na mente e corpo.
Embora