Gestão de Operações
Departamento de Engenharia Civil
Ano Letivo 2011/12
Prof. Nuno Malaquias
Memória Descritiva e Justificativa de
Estaleiro
Trabalho Realizado Por:
Luís Oliveira n.º21190101
Marco Reis n.º 21190131
Objetivo
O objetivo desta memória é definir a forma mais favorável e cómoda à implantação do estaleiro e todos os seus componentes, no sentido de garantir um bom desempenho e funcionamento durante a execução da obra conforme as políticas do bom funcionamento e normas de segurança.
Introdução
Por estaleiro entende-se os locais onde se efetuam os trabalhos da construção propriamente ditos, bem como os locais onde se desenvolvem atividades de apoio direto. A construção do estaleiro apenas se deverá iniciar após a entrega do Projeto de Estaleiro da obra e a respetiva aprovação pelo Coordenador de Segurança da Obra.
A presente memória descritiva refere-se à instalação do estaleiro nos terrenos circundantes aos edifícios de um loteamento, em que serão construídas as moradias.
Localização e Caraterização
A primeira medida a ser tomada deverá ser a escolha do melhor local para o estaleiro, estando este definido, o melhor acesso em termos de impedimento de vias, e por fim a disposição do equipamento fixo para que não haja quaisquer impedimentos de acesso a estes ou por parte destes à obra. Todo o estaleiro será vedado com painéis metálicos canelados de cor branca aplicados em prumos metálicos, de modo a que o seu acesso seja interdito a pessoas estranhas à obra e apenas reservado a pessoas autorizadas. Ainda antes da execução da obra deverá proceder-se à sua completa sinalização, para cumprimento das Normas de Higiene e Segurança no
Trabalho, devendo também ser colocado na entrada da obra, num local bem visível, onde também deverá ser colocada a placa com todos os painéis informativos relativos à obra.
A conclusão da montagem do estaleiro será feita com a colocação das
ligações