Gestão de estoques na cadeia de suprimentos
Junho de 2010.
INTRODUÇÃO
A fase atual de competitividade global, empresas buscam cada vez mais melhorias , seja no âmbito produtivo quanto no âmbito de gestão e processos.Veremos a seguir como uma empresa deve gerir seus estoques , para obtenção de melhores resultados para organização
A logística exerce a função de responder pela movimentação de materiais, no ambiente interno e externo da empresa, desde a chegada da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. Suas atividades podem ser distribuídas da seguinte forma: Atividades primárias: essenciais ao cumprimento da função logística, contribuem com o maior montante do custo total da logística.
Transportes: refere-se aos meios utilizados para movimentar os produtos até os clientes: via rodoviária, ferroviária, aeroviária e marítima. O gerenciamento desta atividade é de grande importância, em virtude do peso deste custo em relação ao total do custo da logística. Gestão de estoques: dependendo do setor em que a empresa atua e da sazonalidade, é necessário um nível mínimo de estoque que aja como amortecedor entre oferta e demanda. Processamento de pedidos: determina o tempo necessário para a entrega de bens e serviços aos clientes:
Atividades secundárias: exercem a função de apoio às atividades primárias na obtenção de níveis de bens e serviços requisitados pelos clientes:
Armazenagem: envolve as questões relativas ao espaço necessário para estocagem dos produtos.
Manuseio de materiais: refere-se à movimentação dos produtos no local de armazenagem. Embalagem de proteção: sua finalidade é proteger o produto. Programação de produtos: compreende programar, quando da necessidade de produção e seus respectivos itens da lista de materiais. Manutenção de informação: exige uma base de dados para o planejamento e o controle da logística.