Rede natura 2000
Definição
A Rede Natura 2000 é uma rede de áreas designadas para conservar os habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis na União Europeia. Esta está dividida em duas diretivas: Diretiva das aves- relativa à conservação das aves selvagens- e a Diretiva habitats-relativa à proteção dos habitats e da fauna e flora selvagens.
Como surgiu
A Rede Natura 2000 surgiu com a Diretiva 92/43/CEE sobre a conservação dos habitats naturais de fauna e flora silvestres. Esta Deve permitir alcançar os objetivos estabelecidos pelo Convenção sobre Diversidade Biológica, e foi aprovado na Cimeira da Terra no Rio de Janeiro, em 1992.
Convenção sobre Diversidade Biológica) estabelece normas e princípios que devem reger o uso e a proteção da diversidade biológica em cada país signatário.
Objetivos
A rede Natura tem como objetivo assegurar a biodiversidade no espaço comunitário
Em Portugal
No caso português, a Rede Natura 2000 ocupa cerca de 20% do território continental, valor que é bastante superior ao da Rede Nacional de Áreas Protegidas, 8%.
No caso do Continente, esta Rede inclui 59 sítios, em muitos casos com sobreposição das duas categorias. As áreas húmidas são alvo de particulares atenções, nomeadamente estuários de rios – Minho, Coura e Sabor – e faixa litoral;. Também são merecedoras de destaque algumas áreas de montanha como a Serra de Arga, Monchique e Lousã.
Na Madeira existem 16 áreas pertencentes à Rede Natura 2000, que ocupam praticamente 80% do território do Arquipélago.
Nos Açores, as 38 áreas pertencentes à Rede Natura 2000 distribuem-se por todas as ilhas, ocupando 16% da área do