Atps de psicologia da educação - jean piaget
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, na Suíça no dia nove de agosto de 1896, venho de uma família de professor, ele era um superdotado. Casou-se com Valentine Châtenay no ano de 1923, com quem teve três filhas: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931), se basearam suas teorias em grande parte nos estudos e observações de suas filhas que ele realizou ao lado de sua esposa. E morreu em Genebra, em 17 de setembro de 1980.
Enquanto lecionou em diversas universidades principalmente na Europa prosseguiu com suas pesquisas e várias publicações dos seus trabalhos. Até a data de seu falecimento, ele fundou e também dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética. Ao longo de sua brilhante carreira, Piaget escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos que até hoje são respeito pelo seu conteúdo.
Ao realizar suas experiências com as crianças, constatou que existe cada período que é caracterizado que desenvolvimento da inteligência da criança é primordial no sentido de suas possibilidades, de forma de melhora o indivíduo dentro de cada sua faixa etária. Segundo Piaget que o indivíduo passa necessariamente por fases, porém o inicio e o término de cada uma dele depende das características biológicas, fatores educacionais e sociais de cada indivíduo.
O estágio sensório-motor pode ir até os dois anos (o recém-nascido e o lactente). Nesta fase as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas, todo o universo que a cerca. É um período anterior a linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta.
O estágio pré-operacional pode ir dos dois anos aos sete anos (a primeira infância) e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa. Estão mais interessado no