Gestão de empreendimentos turisticos
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
Período – 2014/2º
Disciplina: Gestão de Empreendimentos Turísticos I
Coordenadora da disciplina: Prof. MSc. Bianca de França Tempone Felga de Moraes
PÓLO: DUQUE DE CAXIAS Data: 21/08/2014
Observações importantes: Essa avaliação contém uma questão. A questão valerá até 10,0 (dez) pontos.
Questão Única: Faça a leitura atenta das orientações abaixo, para a realização de uma resenha crítica. Você deverá escolher um dos capítulos que foram estudados, que estão na plataforma, (capítulos 1,2,3,4 ou 5), para elaborar a resenha crítica.
Resenha abordada: Capítulo 1.
Conceito dos Meios de Hospedagem
Palavra-Chave: Empreendimento turístico, hotelaria e hospitalidade.
É notório observar a origem do conceito usado nos meios de hospedagem, nos tempos remotos. Na antiguidade, o viajante recebia abrigo improvisado nas beiras das estradas, como forma para alimentar-se e restituir suas energias e dos animais que os transportavam. Contudo, o que se vê hoje, são empreendimentos de hospedagens com uma gama muito rica e diversificada dos meios de hospedagem. Por isso, trataremos aqui de forma técnica, como meio de hospedagem, para nomear os locais de comércio que hospedam os viajantes, a grande importância de um bom desenvolvimento nessa gestão de estabelecimentos comerciais.
A hospitalidade com o passar dos tempos passou a ser um privilegio por parte da igreja, que por um período monopolizou esses empreendimentos, que se mantinha de acordo com a condição financeira de quem utilizava os meios. Onde um dos principais focos eram os artistas que se deslocavam para eventos ou fidalgos que se deslocavam em busca dos balneários 1.
Com o crescente número de acomodações, foi se desenvolvendo a economia que fez proliferar em todo mundo