Gestão de desempenho
“Não existe nada mais difícil, mais perigoso de conduzir, ou mais incerto em seu sucesso, do que liderar a introdução de uma nova ordem das coisas.”
Niccolò Machiavelli, 1469-1527
“Tudo flui e nada permanece parado.”
“A mudança é constante e inexorável.”
“Você não consegue se banhar duas vezes na mesma água do mesmo rio, pois outras águas e ainda outras vão fluindo...” Ambientes em constante transformação
Como podemos observar, o ambiente em que vivemos está em constante mudança e isso significa que devemos estar preparados para que elas não tenham um impacto negativo nos nossos resultados.
Estar sempre preparado é o que garantirá o sucesso ou insucesso das organizações.
Quem perceber a necessidade de mudança e a fizer de forma rápida e eficaz levará vantagem perante os seus concorrentes e ganhará credibilidade dos seus clientes.
Se pensarmos como Ford (Henry Ford) na sua célebre frase: “você pode adquirir qualquer carro, desde que seja Ford, da cor preta e modelo T”, chegaremos à conclusão de que o cliente não tinha opções.
Hoje, essa realidade é completamente diferente. Estamos verificando a existência de um número cada vez maior de ofertas de produtos muito bem elaborados, com uma qualidade que atende aos requisitos dos clientes a um preço atraente e outras características que fazem com que o cliente tenha várias opções para satisfazê-lo.
Benjamin Curiat, em seu livro “Pensar pelo avesso”, retrata a sua experiência vivida no Japão, quando foi adotada uma posição em que as organizações se colocavam no lugar dos seus próprios clientes.
Pensar pelo avesso significa pensar de forma contrária à de Ford.
O que ELES realmente querem e desejam adquirir. O que EU realmente quero e desejo adquirir. Colocar-se diante do “balcão de vendas” e não atrás dele. Fazer-me cliente de mim mesmo.
Essa foi a grande quebra de paradigma. O foco do cliente.
E agindo dessa forma, as organizações começaram a se preocupar com o