Gestão de custos
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
“GESTÃO DE CUSTOS II”
Nova Xavantina - MT
Fevereiro/2011
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – FASFA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
“GESTÃO DE CUSTOS II”
Trabalho Apresentado por Gislaine Gontijo e Marcelo Amorim, para cumprimento de metas acadêmicas na disciplina de Gestão de Custos II no 7º Semestre do Curso de Administração, sob a orientação da Professor Leuder.
Nova Xavantina- MT
Fevereiro/2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 01
2. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, CUSTOS FIXOS IDENTIFICADOS 03
2.1 Conceito de Margem de Contribuição. 04
2.2 Problemas de Alocação de Custos Indiretos. 04
2.3 Forma Alternativa de Demonstrar o Resultado 06
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 07
4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS. 08
1. INTRODUÇÃO
Os primórdios da contabilidade se confundem com a historia do ser humano. Incluem pedras com pontinhos vermelhos e pequenos pacotes de lama ressecada com escrita cuneiforme do lado externo. Antropologos acreditam que as primeiras tentativas de escrita tiveram como objetivo acompanhar o desenvolvimento de ativos e que a inspiração da escrita cuneiforme partiu da necessidade dos sumérios em aplicar técnicas contábeis.
A Revolução Industrial aumentou a necessidade do desenvolvimento de um sistema contábil financeiro, já que a manufatura se deslocou da produção doméstica para as fabricas. As grandes empresas de manufaturas precisavam de investimentos monetários individuais e bancários que, aliados ao desenvolvimento da forma corporativa de negócios, fizeram com que proprietários e gestores passassem a ser indivíduos diferentes.
Demonstrações financeiras consistentes e auditorias independentes assumiram uma importância cada vez maior na comunicação das informações financeiras no que tangia aos investidores.
A contabilidade de custos se desenvolveu em um ambiente caracterizado pelo aumento da mecanização e