Bioquimica clinica
Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é reduzir as dúvidas que a história clínica e o exame físico fazem surgir no raciocínio médico. Para que o laboratório clínico possa atender, adequadamente, a este propósito, é ndispensável que todas as fases do atendimento ao paciente sejam desenvolvidas seguindo os mais elevados princípios de correção técnica, considerando a existência e a importância de diversas variáveis biológicas que influenciam, significativamente, a qualidade final do trabalho.
A proteína total é uma medição aproximada da proteína sérica que pode revelar o estado nutricional, doença renal, doença hepática e muitas outras condições. Se a proteína total estiver anormal, outros testes serão realizados para identificar a fração da proteína e, depois, qual proteína específica está anormal.
As proteínas são componentes importantes de todas as células e tecidos. As proteínas são feitas de aminoácidos. Há muitos tipos diferentes de proteínas no corpo com muitas funções diferentes, como, por exemplo, as enzimas, alguns hormônios, a hemoglobina (transporte de oxigênio), LDL (transporte de colesterol), fibrinogênio (coagulação sangüínea), colágeno (estrutura do osso e da cartilagem), imunoglobulinas (anticorpos).
As proteínas séricas são separadas em albuminas e globulinas, ou seja, a proteína total é uma soma das albuminas com as globulinas. A albumina é a proteína de maior concentração no soro (o plasma é o soro mais o fibrinogênio). A albumina transporta muitas células pequenas, mas também é de suma importância que a pressão osmótica do sangue seja mantida (ou seja, que não se deixe o sangue vazar para os tecidos). As globulinas são divididas, de forma grosseira, em glóbulos alfa-1, alfa-2, beta e gama.
A Eletroforese de proteínas séricas é um método laboratorial simples para separar as proteínas presentes no plasma humano em frações, de acordo com suas respectivas cargas elétricas. Trata-se do